Siga no Facebook Prefeitura Municipal de Botelhos - MG

Mais de 250 cafeicultores participam de encontro Imprimir E-mail
Qui, 23 de Março de 2017 14:58

Palestra com Sandra de Fátima Silva, da Emater-MG

Na última quinta-feira, 16 de março, mais de 250 cafeicultores estiveram reunidos no Cine Teatro São José, onde participaram do Encontro de Produtores de Café de Botelhos e Região, que foi promovido pela Adesbot em parceria com a Emater, o Instituto Federal do Sul de Minas, a Associação Café Botelhos, a Codepar e a Associação Cafés Vulcânicos. O evento contou ainda com o apoio da Folha Agrosul.

Durante o encontro produtores, técnicos e alunos puderam conhecer um pouco mais do trabalho que vem sendo realizado para o fortalecimento da Associação Cafés Vulcânicos, que busca promover os cafés da região e incentivar a produção de cafés especiais, através da obtenção da Indicação Geográfica.

Houve o pré-lançamento do Concurso de Qualidade dos Cafés de Botelhos, que acontecerá no dia 07 de outubro, com regulamento e calendário a serem definidos.

Os presentes acompanharam a palestra da extensionista em bem estar social da Emater-MG, Sra. Sandra de Fátima da Silva, que falou do trabalho da empresa em busca do fortalecimento do papel e da participação da mulher no meio rural.

Aconteceu, ainda, a palestra do professor Leandro Carlos Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado, que abordou a necessidade da região investir mais em qualidade e dos cuidados que são fundamentais para obtenção de cafés de qualidade superior, de pequenos lotes para a participação em concursos e do atendimento ao mercado de cafés especiais.

"Não basta achar que tem qualidade o café, a região, é preciso um cuidado extra com os cafés de concurso, não adianta ter um concurso de qualidade sendo que na final a pontuação dos cafés é baixa, é preciso estar preparado e oferecer o melhor café aos cada vez mais exigentes consumidores", afirmou o professor Leandro Carlos Paiva.

Segundo o prefeito Eduardo José Alves de Oliveira, esta foi a primeira ação de muitas que estão previstas para a busca do fortalecimento da cafeicultura em Botelhos.

O encontro atraiu muitos produtores interessados em melhorar a qualidade do café produzido na região

Todos direitos reservados @ Prefeitura Municipal de Botelhos - Minas Gerais - 2016