Siga no Facebook Prefeitura Municipal de Botelhos - MG

Vigilância em Saúde libera uso de cinco fontes Imprimir E-mail
Qui, 03 de Agosto de 2017 16:23

A Fonte Guanabara já está liberada para uso da população

Após a recepção de novos laudos de análise de amostras de água, emitidos pela Superintendência Regional de Saúde de Alfenas a Vigilância em Saúde liberou o uso de cinco minas de água do Município.

Todas as minas de água de Botelhos e dos distritos estavam interditadas desde o mês de maio, quando foi divulgada em laudos técnicos da Copasa – MG a contaminação da água com alto índice de coliformes totais. De maneira cautelar, priorizando a saúde dos consumidores da água destas minas, a Vigilância em Saúde interditou todas as fontes, até que nova análise fosse concluída.

Com o uso das fontes suspenso, diversos servidores do Departamento Municipal de Saúde e também pessoas da comunidade fizeram uma intervenção de melhorias nas áreas das fontes com o objetivo de limpar os locais onde a água é coletada pela população.

O setor de Vigilância em Saúde fez então a coleta de novas amostras de água destas minas e encaminhou, atendendo a todas as recomendações de conservação e transporte, para a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, que submeteu as amostras a testes e análise, com emissão posterior de laudo assinado por enfermeira responsável.

Foram então liberadas, em 31 de julho, as fontes Asilo de Palmeiral, Biquinha (Jardim Eldorado), Guanabara, Gruta de Nossa Senhora e Limão. A liberação do consumo de água destas fontes aconteceu com base nos laudos que atestam satisfatória a qualidade das amostras analisadas.

Quanto às demais fontes, estas ainda se encontram interditadas aguardando que nova análise bacteriológica seja efetuada e que, por consequência, o consumo seja liberado ou não, diante dos laudos que serão emitidos.

Todos direitos reservados @ Prefeitura Municipal de Botelhos - Minas Gerais - 2016