Bom Dia! Botelhos, quarta-feira 14 de novembro de 2018

Alunos participam de ação de combate ao tabaco Imprimir E-mail
Qui, 14 de Junho de 2018 16:18

Os alunos lotaram o auditório do Cine Teatro São José

O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde – OMS no ano de 1987. No Brasil, anualmente as atividades de conscientização sobre os riscos do uso do tabaco são organizadas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, um órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Este ano o tema escolhido para a campanha de combate ao fumo foi “Tabaco e doença cardíaca” e as abordagens feitas foram a ligação entre tabaco e doenças do coração e demais doenças cardiovasculares; os riscos que o tabaco representa para a saúde do coração; o impacto que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo têm sobre a saúde cardiovascular e as oportunidades que o público, governos e sociedade civil têm para assumir compromissos com a finalidade de promover a saúde do coração, protegendo as pessoas contra o uso de produtos de tabaco.

Em Botelhos, alunos da Escola Municipal Isaura Vilela Brasileiro estiveram no Cine Teatro São José no dia 05 de junho, terça-feira, onde participaram de palestras sobre Tabagismo e Doenças Cardiovasculares com os médicos das unidades de Estratégia de Saúde da Família do Município, Dr. Márcio Tatagiba de Oliveira Carvalho e Dr. Renan Raimundo Damasceno. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Nacional De controle de Tabagismo em exposição feita pela enfermeira Virgínia da Costa Lopes Franco, coordenadora do programa no Município.

Durante as palestras foram apresentados ainda o marketing apelativo das indústrias de cigarro, que investem na tentativa de conseguir novos dependentes, principalmente cidadãos ainda na infância ou adolescência.

Os médicos Dr. Renan e Dr. Márcio falaram sobre o tabaco e as doenças cardiovasculares