Boa Tarde! Botelhos, sexta-feira 14 de dezembro de 2018

Qui, 11 de Outubro de 2018 17:45

CAFÉ VENCEDOR FOI ARREMATADO POR R$1.550,00 A SACA

Primeiros colocados nas categorias Café Cereja Descascado e Café Natural

Mais de cem pessoas acompanharam a cerimônia de premiação do 2º Concurso de Qualidade dos Cafés de Botelhos, que aconteceu no sábado, 29 de setembro, no Centro de Convenções do Município.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Botelhos, através da Agência de Desenvolvimento, e teve como parceiros a Associação Café Botelhos, a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Palmeiral – ASSOFÉ, a Cooperativa Rural do Alto do Rio Pardo – CODEPAR, o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado, a Agropecuária Pasto Bom, a Cooperativa de Crédito Sicoob, o Grão Verde Armazéns Gerais e as empresas Safe Trace Café e Homeopatia Rural.

Já em sua segunda edição, o concurso é uma estratégia para mostrar ao mercado esses cafés, provando que Botelhos tem muito potencial para a produção de cafés especiais, e busca ainda incentivar a produção com qualidade. Também com esta finalidade, a Prefeitura vem desenvolvendo ações diversas como palestras, visitas técnicas, dia de campo e disponibilizando até mesmo acompanhamento individual às propriedades que buscam orientações para a produção de micro lotes de cafés especiais.

Todo o trabalho voltado para esta área vem dando resultado, tendo sido notada a boa participação dos produtores no concurso, com cafés que atingiram média de 86,5 pontos na escala SCAA, durante avaliação dos cafés feita por provadores Q-Graders.

Na cerimônia de encerramento foram apresentados os melhores cafés das categorias café natural e café cereja descascado. Destaque para o vencedor da categoria café natural, que recebeu lance da empresa Grão Verde Armazéns Gerais, no valor de R$ 1.550,00 a saca.

Confira o resultado final:

Categoria Café Natural

Campeão: João Paulo de Souza - 86.5 pontos

2° Colocado: Fazenda Sertãozinho - 85.25 pontos

3° Colocado: empate entre Maria Aparecida Romão de Azevedo e José Antônio Anunciação - 84.25 pontos

Categoria Café Cereja Descascado

Campeão: Fazenda Sertãozinho - 86.25 pontos.

2° colocado: Rogério Xavier Lopes - 85 pontos

3° colocado: José Edvaldo Gonçalves - 84 pontos