Bom Dia! Botelhos, segunda-feira 16 de setembro de 2019

Ação no presídio busca sintomas de hanseníase e tuberculose Imprimir E-mail
Qui, 27 de Junho de 2019 13:50

Manchas sem pelos e sem sensibilidade podem ser sinais de hanseníase

Manchas sem pelos e sem sensibilidade à dor podem ser sinais de hanseníase

No início deste mês, membros da Estratégia Saúde da Família Paulina Damen Kockx estiveram no presídio de Botelhos, onde realizaram inspeção nos detentos com o intuito de visualizarem a presença de cicatriz vacinal e buscando por possíveis manchas na pele. Como o ambiente carcerário é passível de surtos de doenças contagiosas, esta ação tem grande relevância para a saúde pública, pois pode prevenir a disseminação de doenças como hanseníase e tuberculose.

Dos 90 detentos inspecionados, 5 tinham manchas na pele, 2 não possuíam cicatriz vacinal da BCG, que previne contra a tuberculose, e 6 apresentaram tosse. Segundo informado pela enfermeira Rosana Laura Rodrigues, todos estes casos já foram encaminhados para o acompanhamento da Vigilância em Saúde Municipal, sendo que já estão sendo providenciadas análises de exames para possíveis diagnósticos de tuberculose e hanseníase, além de verificação da condição de vacinação dos que não possuem a cicatriz da vacina BCG.

Cabe ressaltar que ações como esta são de grande importância, visto que a Organização Mundial de Saúde aponta o Brasil como o segundo país do mundo em incidência de hanseníase, perdendo somente para a Índia, e que a tuberculose, conforme dados do Ministério da Saúde, mata cerca de 4000 pessoas por ano somente no Brasil.

FIQUE ATENTO E CUIDE-SE!

COMO DETECTAR MANCHAS SUSPEITAS DE HANSENÍASE?
• manchas sem pelos
• manchas sem dor
• manchas insensíveis ao calor
• manchas insensíveis ao frio

COMO PREVENIR AS COMPLICAÇÕES DA HANSENÍASE?
• Tomando a vacina BCG ao nascer, que deixa uma marca no braço direito para toda a vida.
• Detectando precocemente as manchas suspeitas na pele, com a finalidade de evitar complicações.

COMO DETECTAR PRECOCEMENTE A TUBERCULOSE?
• tosse por mais de três semanas seguidas
• febre
• calafrios

COMO PREVINIR A TUBERCULOSE?
• Mantendo ambientes ventilados.
• Mantendo janelas e portas abertas para entrar luz solar, já que a bactéria causadora da tuberculose é sensível à luz solar.