Bom Dia! Botelhos, domingo 25 de agosto de 2019

Lançado em Palmeiral concurso de qualidade de café Imprimir E-mail
Qui, 25 de Julho de 2019 16:56

Lideranças estiveram presentes no lançamento do concurso

No último sábado, dia 20 de julho, aconteceu o lançamento oficial do 1º Concurso de Qualidade dos Cafés FairTrade “Caminho da Fé”, no distrito de Palmeiral. Estiveram presentes agricultores representantes das associações dos municípios de Botelhos, Andradas, Caconde, Divinolândia, Ouro Fino e Poços de Caldas, autoridades como prefeitos e vereadores e, ainda, representantes do SEBRAE, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Este evento marca a união das associações na realização de um esforço conjunto para a promoção da cafeicultura familiar na região e da valorização do movimento de comércio justo, muito presente nesses municípios. Tem como objetivo mostrar ao mercado e a parceiros os avanços da cafeicultura de montanhas graças à certificação FairTrade.

Primeiro projeto realizado em conjunto, o concurso será destinado apenas para associados dessas organizações. Tendo uma etapa municipal, com a seleção dos cinco melhores cafés de cada associação, e com a etapa final, quando serão eleitos os melhores cafés FairTrade da região.

Para o prefeito de Botelhos, Eduardo José Alves de Oliveira, realizar a primeira edição do concurso no Município é um reconhecimento pelos trabalhos de apoio à cafeicultura familiar que a atual gestão vem promovendo. “Na nossa gestão entendemos que o café é a principal atividade econômica do Município e que precisamos dar a devida atenção ao produtor rural, principalmente aqueles da agricultura familiar. Obtendo preços mais justos, conseguindo melhorar a qualidade de seus produtos e produzir de forma mais sustentável são ganhos que refletem na economia do Município e na qualidade de vida dos cidadãos, então estamos sempre buscando alternativas para tornar isso possível”, afirmou o prefeito.

Cafeterias, baristas e jornalistas da região e do estado de São Paulo prestigiaram o lançamento do concurso, conhecendo de perto o projeto e visitando propriedades para conhecer os trabalhos das famílias de cafeicultores do Município. O encerramento do concurso será realizado em Botelhos, no dia 09 de novembro, e contará com a premiação dos lotes vencedores.

Boa oportunidade de divulgação da qualidade dos cafés produzidos no Município e na região