Bom Dia! Botelhos, quarta-feira 20 de novembro de 2019

Resgate da história em projetos do Museu de Botelhos e do Café Imprimir E-mail
Qui, 26 de Setembro de 2019 16:25

Escolas podem agendar visitação coletiva às exposições

Escolas podem agendar horários para visitação coletiva às exposições

O museu deve ser um centro de informação e reflexão, onde o homem se reencontra com a história e a memória. Nesse contexto, os museus exercem um significado extremamente relevante para a sociedade. São locais de conexão entre passado, presente e futuro, sendo instrumentos de preservação da memória cultural do povo e responsáveis pela manutenção de acervos de patrimônios material e imaterial.

Neste ano vários projetos foram realizados no Museu Histórico Geográfico de Botelhos e do Café, entre eles foram desenvolvidos os seguintes temas: A tradição das Cavalhadas e Carros de Bois, Lembranças e Crônicas, Botelhos História e Memórias, Conhecendo Botelhos e “O que é Museu?”.

Todos estes projetos foram desenvolvidos pela professora e responsável pelo Museu de Botelhos e do Café Vanda Helena Ribeiro Guimarães, que avalia as oportunidades de inserção de ações educativas dentro dos projetos, abordando uma metodologia de conscientizar o público atendido sobre a importância do processo da construção histórica da comunidade. Em atendimentos aos alunos e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, as atividades são apresentadas através de palestras, materiais ilustrativos e saídas de campo.

Segundo a Diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Márcia Aparecida Frazão Siqueira, o Museu de Botelhos e do Café tem cumprido bem seu papel, sendo um espaço aberto ao público em geral, com caráter educativo e desenvolvendo projetos com o objetivo de recuperar, preservar e disseminar a memória coletiva do Município através de seu acervo.

Diversas turmas de alunos visitam o Museu de Botelhos e do Café e conhecem detalhes da história do Município