Boa Tarde! Botelhos, sábado 22 de fevereiro de 2020

Dentistas participam de capacitação em Alfenas Imprimir E-mail
Qui, 05 de Dezembro de 2019 16:35

No dia 03 de dezembro, terça-feira, as cirurgiãs dentistas Maria Eduarda Gonçalves Tomaz e Jordana Ferreira Silva Jacon participaram de um curso de atualização sobre o câncer de boca, que aconteceu na Secretaria Regional de Saúde de Alfenas. A coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Joziane de Cássia da Silva Rocha, também participou da capacitação.

O câncer de boca é um assunto não muito divulgado e, infelizmente, cada dia mais frequente na realidade das pessoas, principalmente em fumantes, etilistas e pessoas com alta exposição solar. Entre as diversas abordagens do curso promovido em Alfenas, muita atenção foi dada ao fato de lesões que são tratadas em casa, sem acompanhamento médico adequado, e que não apresentam dor, mas ainda assim não cicatrizam mesmo após tentativas com diferentes pomadas e medicamentos. Estas lesões podem, se avaliadas pelo cirurgião dentista, levar ao diagnóstico de câncer bucal. Como em todos os demais tipos de câncer, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior a chance de eficácia do tratamento e menor o risco de o paciente desenvolver uma metástase, que pode o levar a óbito. Conforme apresentado durante a capacitação, pacientes com diagnóstico tardio podem perder parte da língua, dos lábios ou até mesmo da face. Para evitar que a doença avance, é importante que as pessoas façam sempre uma autoavaliação da região bucal e, em caso de dúvidas ou da constatação de alguma lesão, procurem profissionais que possam avaliar adequadamente a situação e, mediante a avaliação, instruir o paciente.

O Departamento Municipal de Saúde conta com duas dentistas que prestam atendimentos na Policlínica Municipal Paulina Damen Kockx e uma dentista que atende os pacientes na Estratégia Saúde da Família Vereador Ornelino José de Arruda, em Palmeiral. Cabe ressaltar que estas profissionais estão aptas para fazerem a avaliação em lesões bucais e, caso necessário, encaminharem os pacientes para tratamento adequado. É importante destacar, ainda, que Botelhos está situado em uma área onde o tratamento contra o câncer de boca é gratuito, rápido e de alta qualidade.

Capacitação Câncer Bucal 001

Profissionais receberam certificados do curso sobre câncer bucal