Boa Tarde! Botelhos, segunda-feira 30 de março de 2020

Município declara Estado de Emergência em Saúde por pandemia do Coronavírus Imprimir E-mail
Qui, 19 de Março de 2020 14:00

Comitê Extraordinário COVID-19 reunido na prefeitura

Com a pandemia provocada pelo coronavírus avançando por todo o país, profissionais de saúde de diversos setores do Município se reuniram na manhã desta segunda-feira, 16 de março, na sede da Prefeitura para apresentarem o protocolo de medidas para orientação de prevenção ao contágio, seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. O prefeito Eduardo José Alves de Oliveira, o secretário municipal de Saúde interino Leandro José da Costa e a secretária municipal de Educação e Cultura Márcia Aparecida Frazão Siqueira também participaram da reunião.

Ainda na segunda-feira, o prefeito Eduardo Oliveira esteve em reunião na sede da Associação de Municípios da Baixa Mogiana - AMOG, em Guaxupé, para tratar do assunto com os municípios da região.

Na terça-feira, 17 de março, o Município de Botelhos, através do Poder Executivo, declarou Situação de Emergência em Saúde Pública por meio do Decreto Nº 25, que institui também o Comitê Gestor das ações de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Município. Foi, ainda, nesta data, expedido o Decreto Nº 26, que nomeia os membros do Comitê Municipal de Prevenção ao Contágio e de Enfrentamento e Contingenciamento da Pandemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente coronavírus, o Comitê Extraordinário COVID-19.

Na tentativa de acelerar todas as decisões necessárias para a contenção da disseminação do Coronavírus em Botelhos, o Comitê Extraordinário COVID-19 se reuniu na manhã de quarta-feira, 18 de março, quando foi eleita a mesa diretora do mesmo e já emitida a Resolução 01/2020, que determina diversas normas a serem seguidas no Município, como a suspensão de aulas em estabelecimentos de ensino, projetos sociais e creches municipais, a suspensão de eventos culturais, musicais, de recreação, de capacitação e esportivos sob a Gestão do Poder Executivo Municipal, entre outras. Cabe ressaltar que fica também sugerido ao setor privado que adote a mesma conduta.

No período da tarde, a mesa diretora do Comitê Extraordinário COVID-19 e alguns membros estiveram em reunião com representantes técnicos e administrativos da Fundação Hospital São José de Botelhos, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Botelhos - APAE, do Lar dos Velhinhos da Associação São Vicente de Paulo e do Abrigo Antonio Frederico Ozanam, de Palmeiral. Na ocasião foram tratadas as normas de conduta a serem adotadas nestas instituições, que atendem, em grande parte, pessoas mais vulneráveis pela faixa etária ou pessoas com a saúde debilitada e que, portanto, necessitam de atenção intensificada diante da situação de alerta em que o mundo todo se encontra.