Boa Noite! Botelhos, domingo 24 de maio de 2020

Primeiro caso de Covid-19 confirmado em Botelhos alerta para a manutenção das medidas preventivas Imprimir E-mail
Qui, 09 de Abril de 2020 19:29

Membros da ACEB em reunião sobre as medidas de funcionamento do comércio local

Membros da ACEB em reunião sobre funcionamento do comércio local

A semana começou com uma notícia bastante preocupante para a população do Município. Na segunda-feira, dia 06 de abril, logo após a Secretaria Municipal de Saúde emitir um boletim com a situação atualizada dos casos suspeitos em Botelhos, que indicava que não havia nenhum caso confirmado do Covid-19, foi recebido um dos resultados de exame que estavam sendo aguardados, relatando paciente confirmado com coronavírus. O primeiro caso positivo em Botelhos foi noticiado à população pelo prefeito Eduardo Oliveira, que o fez através de vídeo divulgado em perfil da prefeitura em rede social. Apesar de salientar que o paciente do caso confirmado foi hospitalizado, mas já se encontra em casa, em isolamento e recuperação, o prefeito pediu cautela a todos os botelhenses, visto que se faz necessário manter o isolamento social e as demais medidas que tentam impedir as aglomerações e, desta forma, conter a disseminação do coronavírus.

Na terça-feira, 07 de abril, o prefeito Eduardo Oliveira, acompanhado pela secretária de Saúde Cilmara Souza Paulino, pelo presidente do Comitê Extraordinário Covid-19, Leandro José da Costa, e pelos médicos Dr. Adilson Vilas Boas e Dr. Renan Damasceno, recebeu na sala de reuniões da prefeitura membros da Associação Comercial e Empresarial de Botelhos - ACEB. Esta reunião foi solicitada pela ACEB, para tratar da atual situação do comércio local, que está suspenso para atividades não consideradas de primeira necessidade e funcionando em horário restrito para os que se enquadram nesta categoria. Durante a reunião, os representantes da Associação expuseram as dificuldades que os comerciantes vêm enfrentando por não conseguirem exercer suas atividades. No entanto, o posicionamento do Governo Municipal se manteve em conformidade com o Decreto 27, que fixa todas as normas restritivas para o enfrentamento do Covid-19. Apesar de entender pertinentes as questões apresentadas pela ACEB, a Administração Municipal, bem como os profissionais que atuam junto à Secretaria Municipal de Saúde, reafirmaram a necessidade de se manter o isolamento social, que é a medida que tem apresentado melhor resultado para a contenção da pandemia.

Os últimos dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde confirmam, inclusive, que estas medidas têm favorecido o controle de contaminação dentro do Município. Na tarde de ontem, os casos suspeitos, onde pacientes apresentam sintomas, haviam caído de 14 (situação em 07 de abril), para apenas um. E nesta tarde foi divulgado novo boletim oficial, apresentando dois casos suspeitos. Apesar deste novo registro, os casos suspeitos já chegaram a 23 (situação em 02 de abril). O índice de casos confirmados segue inalterado, com apenas um caso confirmado por exame (situação desde o dia 07 de abril). O não crescimento acelerado de casos evidencia a eficácia das medidas preventivas adotadas em Botelhos.

Dados divulgados na tarde de hoje