Bom Dia! Botelhos, sexta-feira 18 de setembro de 2020

Campanhas de imunização contra a gripe e o sarampo estão em andamento Imprimir E-mail
Qui, 07 de Maio de 2020 17:02

Doses estão disponíveis para público alvo

Carteirinha de vacinação deve ser mantida atualizada

Enquanto diversas medidas restritivas são adotadas na tentativa de conter a disseminação do coronavírus no Município, que já conta com 4 casos confirmados, a Sala de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde segue fazendo as campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a importância de manter em dia a imunização da população para todas as doenças que o Sistema Único de Saúde já disponibiliza doses preventivas.

No momento, estão em curso a Campanha de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como gripe, que tem diferentes grupos como público alvo, e a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que visa imunizar pessoas com idade entre 20 e 49 anos.

Segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de março e, a partir desta segunda-feira, 11 de maio, terá como público alvo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores, adultos com idade entre 55 e 59 anos e portadores de deficiências. Esta é a terceira etapa da campanha e deve seguir até o dia 05 de junho. Os cidadãos que se encontram nos grupos do público alvo devem comparecer à Sala de Imunização, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00 horas.

Já a Campanha de Vacinação contra o Sarampo acontece com maior ênfase desde o dia 16 de abril e segue até o dia 05 de junho, sendo que todos os cidadãos com idade entre 20 e 49 anos devem ser vacinados, independente do histórico vacinal que possuam. É importante destacar que, para a vacinação contra o Sarampo, os cidadãos devem comparecer à Unidade de Estratégia de Saúde da Família da área abrangente de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 16:00 horas.

A servidora Adalgisa Tatiane Anunciação, responsável pela Sala de Imunização, solicita a todos os cidadãos que mantenham a vacinação em dia. “Mesmo em tempo de pandemia, todas as demais vacinas oferecidas pelo SUS devem ser aplicadas, seguindo o calendário habitual de vacinação, o que garante a imunização da população em geral para diversas doenças. Atenção especial para as crianças, sendo que os pais e responsáveis devem manter a carteirinha de vacinação atualizada, sem atrasos ou interrupção para a aplicação das doses que são tão importantes para a segurança delas”, alerta.

Quanto ao coronavírus, cujas vacinas estão ainda em fase inicial de desenvolvimento em diversos laboratórios do mundo todo, as únicas formas de prevenção até que se obtenha êxito com algum experimento de imunização, é a proteção com as medidas que têm sido exaustivamente divulgadas. Manter-se em casa o máximo possível, favorecendo assim o distanciamento social, utilizar máscaras no caso de necessidade de sair às ruas e fazer assepsia das mãos com água e sabão ou álcool gel sempre que possível, estão em destaque entre outras condutas de higiene e cuidados para se evitar o contágio. Em Botelhos, segundo o último boletim informativo, divulgado nesta quarta-feira, 06 de maio, os dados para o vírus que causa a Covid-19 apontam para 4 casos confirmados, sendo 1 deles com alta médica, 1 com alta médica após atendimento particular, 1 em tratamento também com atendimento particular e 1 paciente do sistema prisional, 43 casos resolvidos (quando os sintomas desapareceram), 8 casos descartados (com resultados negativos de exames), 1 investigado (aguardando resultado de exame laboratorial) e 11 suspeitos, que apresentam sintomas e se encontram em isolamento domiciliar.

Último boletim divulgado antes do fechamento desta matéria