Bom Dia! Botelhos, domingo 09 de agosto de 2020

Pregão eletrônico já é realidade na Prefeitura Imprimir E-mail
Qui, 28 de Maio de 2020 17:05

A pregoeira municipal Vanessa Araújo Pereira conduziu a primeira sessão eletrônica municipal

Teve início na tarde de hoje, 28 de maio, o primeiro pregão eletrônico da Prefeitura de Botelhos. Trata-se do 2º Adendo ao Processo Licitatório 08/2020, Pregão 07/2020, que tem por objeto a aquisição de um caminhão novo, toco, com caçamba metálica basculante, para utilização na Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A aquisição será custeada com recursos financeiros de convênio firmado entre o Município de Botelhos e o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento.

Regida pela pregoeira municipal Vanessa Araújo Pereira, a sessão aconteceu em conformidade com o Decreto Municipal 34, de 23 de abril de 2020, e com o Decreto Federal 10.024, de setembro de 2019. Cada um em seu âmbito, ambos regulamentam a licitação, na modalidade pregão, na forma eletrônica.

O Município de Botelhos foi motivado a aderir aos processos eletrônicos por diversos motivos. Entre estes motivos merece destaque o cumprimento da Instrução Normativa Nº 206, de 18 de outubro de 2019, “que estabelece os prazos para que órgãos e entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, utilizem obrigatoriamente a modalidade de pregão, na forma eletrônica, ou a dispensa eletrônica, quando executarem recursos da União decorrentes de transferências voluntárias, tais como convênios e contratos de repasse, para a aquisição de bens e a contratação de serviços comuns”. No caso do processo com sessões iniciadas hoje, por se tratar de recursos federais, há a obrigatoriedade de o pregão ser realizado de forma eletrônica, estando a Prefeitura em consonância com as determinações do Governo Federal. Pode-se, ainda, citar outros motivos relevantes para a adesão ao pregão eletrônico, como a ampliação da disputa entre as empresas interessadas, gerando uma maior economia para o Município e, também, em tempos de pandemia, a possibilidade de se evitar aglomerações, visto que as empresas participam das sessões de forma remota.

Embora existam outras plataformas para a realização deste tipo de licitação, na Prefeitura de Botelhos os processos acontecem através da Plataforma Pregão Eletrônico BLL – Bolsa de Licitações do Brasil, isso porque esta plataforma oferece integração com o sistema BETHA, que é utilizado em praticamente todos os setores de atendimento da Prefeitura.

Sendo um marco para o serviço de licitação municipal, a primeira sessão realizada aconteceu de maneira tranquila, sem nenhum imprevisto, atendendo as expectativas da equipe de servidores envolvida, que muito se preparou para este momento. No momento, o processo encontra-se em fase de habilitação da empresa detentora da proposta classificada em primeiro lugar e, após esta etapa, deve ser retomado em sessão online nesta sexta-feira, às 15:30 horas.

Vale ressaltar que todos os processos licitatórios poderão ser acompanhados por qualquer interessado através dos links  https://bll.org.br/ e  http://lanceeletronico.cloudapp.net/#/ProcessView.

Servidores acompanharam o início da sessão online do Processo 08/2020, Pregão 07/2020