Prefeitura Municipal de Botelhos - MG

Bom Dia! Botelhos, terça-feira 19 de março de 2024

Banner
 

Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Turismo Imprimir E-mail

Responsável: Mauro Sérgio Antônio - Diretor do DMELT

 

Esporte Clube Guanabara

O Esporte Clube Guanabara, também conhecido como “Garoto Travesso”, foi fundado no dia 24 de abril de 1949, por um grupo de senhores, que tinham como objetivo a criação de uma área de lazer, onde a juventude pudesse praticar diversos esportes. O terreno para a construção da piscina, situado no fundo da Chácara Casa da Lavoura, foi doado pelo sr. Afonso Romão de Siqueira. Em reunião na Casa Comercial Sales & Companhia, o sr. Vicente Sgréccia, eleito 1º presidente do clube, realizou uma votação entre os interessados que aprovaram, por unanimidade, o estatuto que previa a eleição de uma diretoria e do nome do clube. A primeira diretoria, eleita em 1952, era formada por Major Antônio Alberto Fernandes e Vicente Sgréccia. Durante o decorrer desta e das gestões posteriores, as dependências do Esporte Clube Guanabara foram sendo aumentadas e diversificadas. Entre as mudanças está a criação do título de sócio; exigência dos atestados médicos; colocação de azulejos na piscina, que antes era somente de cimento; construção das piscinas média e pequena e do lava-pés; construção do vestiário feminino, entre outras. Em 14 de dezembro de 2000, o Esporte Clube Guanabara foi municipalizado e passou, dessa forma, a receber cuidados e melhorias por parte da Prefeitura Municipal de Botelhos. Situado à Rua Guanabara, nº 344, bairro Botelhinho. Horário de funcionamento: 07:00 às 18:00 horas. Atual Presidente: Carlos Alberto Vilas Boas.


Ginásio Poliesportivo

Botelhos possuía apenas uma quadra de esportes quando a administração municipal, percebendo a necessidade de um local mais apropriado para práticas esportivas, que oferecesse maior comodidade e conforto aos atletas, construiu e, em 30 de agosto de 1990, inaugurou o Ginásio Poliesportivo de Botelhos. A partir de então, o esporte no município recebeu apoio e incentivo, começando a se desenvolver e suprindo, ainda, uma carência de lazer para jovens e adolescentes. Atualmente, o Ginásio Poliesportivo é utilizado para treinamentos de atletas locais e também para realização de campeonatos municipais e regionais, além de ser alugado para equipes amadoras que buscam lazer e como sede para bailes e festas. Horário de funcionamento: De segunda à sexta feira, das 08:00 às 22:00 horas.


Programa Minas Olímpica – Geração Esporte

Botelhos participa do Programa Minas Olímpica – Geração Esporte através de convênio firmado com o Governo do Estado, sendo que, com este programa visa atender 100 adolescentes e jovens, com idade entre 07 e 13 anos, que sejam carentes ou estejam em situação de risco. Na parceria estabelecida por este programa, o Governo Municipal tem como responsabilidade fornecer um coordenador e dois monitores, além de um lanche composto por um sólido e um líquido (pão com presunto, frutas e suco). O Governo Estadual disponibiliza os materiais para as diversas práticas esportivas, além dos uniformes do Programa. O objetivo do Programa é o desenvolvimento de atividades esportivas, oferecendo acompanhamento escolar, aulas de reforço e oficinas de artesanato a estes adolescentes e jovens


Campos de Futebol e Quadras Poliesportivas

O município de Botelhos possui quatro campos de futebol e sete quadras poliesportivas destinadas a treinamento e lazer dos atletas botelhenses. Situados na cidade estão os campos do Esporte Clube Guanabara, disponível para treinamento e aluguel em horários determinados pela diretoria, e o do Bairro Santa Cruz, disponível em horário livre. Nos distritos, há o campo de futebol de Palmeiral que é destinado a treinamentos, jogos amistosos e campeonatos municipais, sendo o horário de utilização determinado pela diretoria do Esporte Clube São José, e ainda o campo de futebol de São Gonçalo, que foi municipalizado em 26 de julho de 2.004, e atualmente é também destinado a treinamentos, jogos amistosos e campeonatos municipais. Quanto às quadras poliesportivas, as que têm acesso controlado estão localizadas no Ginásio Poliesportivo e no Esporte Clube Guanabara. E há, ainda, as que ainda as que estão localizadas nos bairros João Herculano Anunciação – COHAB I, Monsenhor José Faria de Castro – COHAB II, Santa Cruz e Jardim Eldorado, além da quadra poliesportiva do distrito de Palmeiral, que conta com cobertura, sendo que estas estão liberadas para práticas esportivas em horário livre.


Pista de Bicicross

Atualmente a Pista de Bicicross está sendo construída em um outro local, situada à Avenida Comendador Augusto Milani, antigo espaço de realização de Rodeios. A nova Pista está em fase de acabamento, sendo mais ampla e com novos obstáculos, procurando sempre proporcionar um melhor lazer e entretenimento para os amantes do esporte radical.


Academias ao Ar Livre

Botelhos conta hoje com duas academias ao ar livre, uma no bairro Jardim Eldorado e outra no Distrito de Palmeiral, estando em pleno funcionamento e oferecendo a população uma melhor condição de vida de maneira tranquila e saudável. Por motivo de orientação médica os horários de funcionamento foram estabelecidos de acordo com o período de exposição ao sol. Academia de Botelhos: 06:00 às 10:00 - 15:00 às 19:00 horas. Zeladora: Síria. Academia de Palmeiral: 06:00 às 08:00 - 16:00 às 22:00 horas. Zelador: Orides.


Realizações anuais

Campeonato Municipal de Futsal de Verão e Inverno: O campeonato Municipal de Verão e Inverno é realizado em janeiro e julho respectivamente, proporcionando lazer e diversão para diversos times que se inscrevem para participar. Sendo dividido em 1ª e 2ª divisão, o campeonato conta sempre com 20 times da cidade, atraindo centenas de pessoas todos os anos, que buscam sempre torcer por seu time e incentivar ainda mais o esporte.

Campeonato de Futebol Amador: O Campeonato de Futebol Amador conhecido popularmente como "Ruralzão" é promovido pela administração e conta com diversos times do município e de comunidades rurais, buscando sempre levar a diversão e a energia do futebol. O campeonato se consolidou como evento forte da cidade e já faz parte do calendário da população municipal.

 

 

Busca no Site

Webmail

Clique aqui para acessar o webmail

Todos direitos reservados @ Prefeitura Municipal de Botelhos - Minas Gerais - 2021

Webmaster