Bom Dia! Botelhos, terça-feira 19 de março de 2024

Ter, 09 de Fevereiro de 2010 14:46

access2_0_pq

Descrição do Símbolo de Acessibilidade na Web

Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura.

Afixação do Símbolo de Acessibilidade na Web

A afixação do Símbolo de Acessibilidade não garante que este sítio seja 100% acessível. A utilização deste símbolo demonstra, unicamente, um esforço em aumentar a acessibilidade deste sítio em conformidade com o Decreto Federal 5296/2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis.

Atenção com a acessibilidade deste sítio

A Prefeitura Municipal de Botelhos tem uma preocupação especial com a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, pessoas com deficiência, pessoas idosas. Este sítio cumpre um elevado nível das normas internacionais de acessibilidade dos conteúdos na Internet, facilitando a todos os que nele entrarem com as mais diversas tecnologias de acesso.

Do ponto de vista da acessibilidade e da usabilidade, a estrutura do sítio foi particularmente cuidada, permitindo aos utilizadores portadores de deficiência visual, tirar o máximo proveito das suas tecnologias de leitura de tela.

O sítio foi desenvolvido seguindo as diretrizes e a metodologia do W3C - World Wide Web Consortium , apresentadas no documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web - WCAG 1.0 , organizado pelo WAI - Web Acessibility Initiative , que é um departamento deste consórcio. As recomendações disponibilizadas pelo Governo Federal através de seu Departamento de Governo Eletrônico , tais como E-MAG e Padrões Brasil e-GOV , também foram cuidadosamente observadas.

O sítio tem sua acessibilidade aprovada por validadores automáticos, por pessoas com deficiência e pela utilização em diversos navegadores (somente texto e gráficos). Sua linguagem foi revisada a fim de que se tornasse clara e simples. Possui codificação sem erros e dentro dos padrões Web, além de ter sido testada sua utilização de forma a garantir que o conteúdo e estrutura não perdessem sua usabilidade, utilizando ou não a apresentação oferecida pelas folhas de estilo (CSS).

Navegação pelo teclado

Algumas ligações do sítio podem ser acessadas através de teclas de atalho. A combinação de teclas varia de navegador para navegador. Veja como navegar nos principais produtos:

• Internet Explorer, Google Chrome e Safari: ALT + algarismo. No Internet Explorer, a utilização da tecla de atalho posiciona o foco do navegador na respectiva ligação. Em seguida, o usuário deverá, portanto, pressionar a tecla ENTER.
  • Mozilla Firefox: ALT + SHIFT + algarismo.
  • Opera: SHIFT + ESCAPE + algarismo. Ao teclar-se SHIFT + ESCAPE, abre-se uma janela com todas as teclas de acesso da página.

Em todo o sítio, pode-se acessar diretamente as seguintes páginas/conteúdos:

• [0]: Página inicial.
  • [1]: Salta para o conteúdo prinicipal da página.
  • [2]: Acessibilidade.
  • [3]: Salta para o menu principal da página.
  • [4]: Mapa do sítio.
  • [5]: Salta para o campo de pesquisa dentro do sítio.

Nos navegadores somente texto, como o Lynx, por esses não executarem as teclas de acesso, deve-se pressionar ENTER nas respectivas ligações.

Projeto DOSVOX
Conheça e faça download do sistema operacional DOSVOX.