Siga no Facebook Prefeitura Municipal de Botelhos - MG

Departamento Municipal de Assistência Social Imprimir E-mail

Responsável: Aline Alves de Deus - Diretora do DMAS

Centro de Referência em Assistência Social – CRAS

O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal, destinada ao atendimento sócio-assistencial de famílias. O CRAS é a unidade local do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que desempenha papel central no território onde se localiza, sendo um espaço físico para maior e melhor trabalho social com as famílias necessitadas. É na sede do CRAS que são promovidos, articulados e executados os trabalhos com famílias que estão inseridas em programas diversos, como transferência de rendas, socialização de crianças e adolescentes, grupos de idosos, entre outros. As atuais atividades do CRAS são: Entrevista familiar para levantamento básico social, situação de renda e risco social; Visitas domiciliares para acompanhar e estimular as famílias para seu desenvolvimento social e pessoal, incentivando a inclusão de seus membros na rede de serviços de assistência social disponíveis no município; Oficina de convivência e de trabalho sócio-educativo para famílias e indivíduos; Campanhas sócio-educativas; Profissionalização; Atendimentos psicoterapêuticos, de educação social e assistencial para famílias e indivíduos; Ações ligadas ao Programa Bolsa Família; Implantação e acompanhamento das políticas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – Pólo 15; Ações de capacitação e de inserção produtiva; Ações voltadas a produzir oportunidades para acesso a bens, recursos e serviços produzidos pela comunidade, disponíveis no município; Prioridade de atendimento às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada – BPC. Cursos de informática básica utilizando softwares livres, dando prioridade para beneficiários do Programa Bolsa Família, no Telecentro Comunitário do CRAS, às quintas-feiras, das 12:00 às 15:00 horas e às sextas-feiras, das 07:00 às 13:00 horas.
O Centro de Referência em Assistência Social está localizado à Rua Dr. Guilherme Bolzan, nº 550, centro. O funcionamento geral do CRAS acontece de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 horas, e através do telefone (35) 3741-2606.

Conselho Municipal de Assistência Social

Criado através da Lei Municipal 1.241, o Conselho Municipal de Assistência Social é formado por 10 membros, sendo 05 membros do governo municipal e 05 indicados da sociedade civil.

Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente

Regimento Interno do Conselho dos direitos da criança e do adolescente de Botelhos

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é legalmente estabelecido através da Lei Federal 8.069 e da Lei Municipal 984, sendo que atua em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e tem como objetivos e ações manter o bem-estar e a dignidade infantil. O Conselho Tutelar é mantido pela Prefeitura Municipal e tem sua sede estabelecida à Rua Inalda Xavier Lopes, nº 900. Os atendimentos são prestados de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 18:00 horas e através do telefone (35) 3741-1200.

Convenções/Subvenções

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae: Este convênio é parte do Programa de Assistência à Pessoa Portadora de Deficiência, sendo que a Prefeitura Municipal cede para atendimento na Apae, os seguintes profissionais: psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, professores, secretária e serventes. Também o transporte de alunos e repasses de subvenção para manutenção da Apae são responsabilidades da Prefeitura Municipal.

Projeto Resgate da Cidadania

O Projeto Resgate da Cidadania foi criado através da Lei 1.370/2003, de 14 de maio de 2003, com o objetivo de resgatar jovens que vivem isolados na sociedade. O centro de aprendizagem do Resgate da Cidadania atende cerca de 50 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, que estejam freqüentando a escola. Trata-se de um centro educativo que oferece várias oficinas de aprendizagem, sendo elas: mosaico, jornal e colagem, pintura, decoupage, música, biscuit, artes em vidro e madeira e bordados. O atendimento e acompanhamento das atividades e das oficinas são feitos na sede do Projeto Resgate da Cidadania, que está situada à Rua João Romão Siqueira, nº 11, em funcionamento das 08:00 às 17:00 horas, de segunda à sexta-feira, telefone (35) 3741-2281.

Projeto Elo

Criado pela Lei Municipal nº 1.240/2001, de 09 de maio de 2001, o Projeto Elo é uma espécie de continuação dos trabalhos das creches, onde as crianças recebem alimentação adequada e noções de higiene. Atualmente, o Projeto Elo atende cerca de 100 crianças, com idade entre 07 e 14 anos, que participam de diversas atividades e oficinas de aprendizagem. Estas oficinas foram implantadas com o intuito de levar ao conhecimento das crianças, técnicas de realização de trabalhos manuais e atividades nas áreas de colagem, jornal, pintura, decoupage, ponto cruz, biscuit, música, dança, educação física e capoeira. O prédio está situado à Rua Adornírio Gonçalves, s/n e funciona das 07:00 às 17:00 horas, de segunda à sexta-feira, telefone (35) 3741-1740.

Grupo "De bem com a vida" - Terceira Idade

O grupo “De bem com a vida”, da terceira idade, foi criado com o objetivo assegurar os direitos sociais dos idosos, oferecendo condições para maior integração e participação deles na sociedade. Proporciona aos seus integrantes programas musicais, bailes, teatro, passeios, reuniões e palestras, visando a conscientização do idoso quanto à sua utilidade para a sociedade e para a família. Este programa conta ainda com a parceria do Departamento Municipal de Saúde e do Departamento Municipal de Educação e Cultura, que apóiam a idéia e auxiliam quanto às necessidades de alguns encontros e atividades.

Todos direitos reservados @ Prefeitura Municipal de Botelhos - Minas Gerais - 2016